sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Décima Quinta Jornada - Fase Regular

Últimos jogos da fase regular.
O nosso confronto será com a equipa - ADC Aboim - que atualmente se coloca em último lugar na tabela classificativa. Mas não se esperam facilidades, esta equipa bateu o pé ao Futsal clube de Fafe e faz dos seus jogos autênticas finais.
Fonte: http://www.futsalfafe.com
 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Pausa Técnica - CD Amigos de Fafe 1 vs 2 AD Fafe

Após um mau resultado (que em nada se coaduna com o futsal praticado nos últimos jogos - contra as equipas do Armil e Ribeiros) frente ao Futsal Clube de Fafe nos quartos-final da Taça Cidade de Fafe, a nossa equipa voltou a encontrar-se mas não foi além de uma derrota (injustíssima) por 2-1 frente à ADF.
E para perceberem a tamanha injustiça do resultado, nada melhor do que lerem o que foi escrito e postado no sítio oficial da ADF:
"A penúltima jornada da Liga Fafedry trouxe a 9ª vitória para o conjunto da AD Fafe e que assegura assim o início da 1ªDivisão como 3º classificado.
Defrontando a coletividade dos Amigos de Fafe que se encontra na penúltima posição, a AD Fafe encontrou um adversário experiente e reforçado no mês de janeiro que dificultou em muito o triunfo da equipa liderada, ainda que interinamente, por Nuno Barbosa.
O jogo começou praticamente com a AD Fafe a perder por 1-0 depois de Diogo deixar-se superiorizar-se pelo pivô adversário. A AD Fafe assumiu o jogo, subindo desde logo as linhas de forma a ter bola o mais rápido possível mas os lances mais perigosos seriam dos Amigos de Fafe na forma de transições rápidas mas encontrando um gigante PAULO na baliza. A AD Fafe foi encontrando espaços pouco a pouco e depois de um bom entendimento entre Tito e Bertinho, o último assiste DUARTE que finalizou para o empate.
Na 2ª parte a pressão continuou e as oportunidades surgiram de parte a parte mas tanto PAULO como o GR adversário estiveram intransponíveis nos primeiros 10 minutos. Através de um lance perigoso para a AD Fafe, o guardião adversário lesiona-se com gravidade no olho direito sendo substituído por um jogador de campo. O desgaste da equipa adversária (apenas 6 jogadores disponíveis) fez com que a AD Fafe obtivesse mais oportunidades, colocando o GR substituto com mais trabalho mas seria de um canto bem cobrado por Duarte que permite MAÇAIRA finalizar para o 2-1. Nos últimos 5 minutos os Amigos de Fafe jogaram em 5 para 4 mas a AD Fafe soube “sofrer” e garantiu assim os 3 pontos.
A AD Fafe deseja desde já uma recuperação rápida a Alberto Freitas, guarda redes dos Amigos de Fafe.
A última jornada será contra o 1º classificado, o St.Ovídio, expectando-se uma grande partida de Futsal!"
Esmiuçando um pouco mais os lances cruciais do jogo, posso dizer que o nosso golo foi muito bem conseguido por Cambalhota. Rodando sobre o fixo da equipa da ADF remata sem hipóteses para o redes adversário.
Seguidamente, dispusemos de pelo menos duas oportunidades flagrantes para dilatar a vantagem, por Cambalhota e PH. Mas seria a equipa adversária a marcar, após um contra-ataque nosso de 3 para 2, acabamos por perder a bola e o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Aparecem os adversários num 2 para 1 e acabariam por fazer o empate. Até ao final da 1.ª parte, como refere o cronista da ADF, podíamos ter aumentado a vantagem mas ora o redes, ora a sorte, fez com que o resultado ficasse inalterado.
Na segunda parte, após lesão de Bertinho (na baliza), a equipa dos "Amigos" deixa de ter soluções no banco de suplentes e numa distração, a ADF acaba por chegar ao golo e assim levar de vencida a nossa equipa.
Vendemos tão cara, tão cara a derrota que os jogadores da ADF festejaram a vitória como que de um troféu se tratasse.
De longe o nosso melhor jogo até ao momento. Será este o nosso fado.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Pausa Técnica - Ribeiros 2 vs 1 CD Amigos de Fafe

O jogo de ontem acabou por ser bem disputado, com duas equipas à procura dos três pontos. Pena foi a vitória cair para a equipa do Ribeiros. Entenda-se, penso que a divisão de pontos seria mais justa mas que, a haver um vencedor seria a equipa do Ribeiros (até porque marcou mais golos).
Neste jogo podemos já contar com "Banana" que até jogou de início a ala, acompanhando-o, Nuno Novais também a ala, Nuno Cunha a GR, Bertinho a fixo e Sepúlveda (mais conhecido por Cambalhota) a pivô. Disponíveis estavam ainda, PH (adoentado), Rui Silva e Hélder. Faltaram, Artur, Pipoca, Toninho, Bruno e Abílio (embora presente estava indisponível).
Com um início de jogo, onde as duas equipas se estudaram, as oportunidades de golo foram surgindo de parte a parte. O Ribeiros a arriscar mais nos remates de meia distância por Talho e por lances individuais por Raminhos. A nossa equipa apostava mais no contra-ataque e seria por intermédio de Bertinho que apareceria o nosso primeiro lance de possível golo. Bertinho após receber em zona central do campo, desfere um remate de "bico" que o redes adversário defende para a frente e que Sepúlveda quase que emenda para golo.
O jogo mantinha-se muito equilibrado, a nossa equipa estava muito bem fechada no seu terço de campo e não fosse um remate de longe de Talho à barra os lances de perigo do Ribeiros não provocavam moça.
A nota artística quase sempre presente nos nossos jogos, não podia faltar e agora por intermédio de Bertinho.
Numa saída de bola, Banana recebe de Nuno que endossa a Bertinho. Bertinho no frente a frente com Talho, faz-lhe um túnel delicioso, indo buscar a bola do outro lado e desferindo um remate forte mas que o redes defende para canto. Ouviu-se um grande burburinho na bancada - é disto que os adeptos gostam.
Por volta dos 18 minutos surge o primeiro golo para o Ribeiros. Num contra-ataque incisivo, Rui Silva não consegue acompanhar Raminhos que acaba por fazer o 1-0 para o Ribeiros.
O empate poderia ter surgido aos 22 minutos mas a sorte não estava do nosso lado (tem sido uma constante neste campeonato). Rui Silva "rouba" a bola durante o processo ofensivo do Ribeiros (partimos para cima num 3 para 1), depois quando poderia alvejar a baliza adversária opta por assistir Banana ao segundo poste mas este leva a bola ao ferro esquerdo da baliza. Bem jogado, o processo deve ser este e espera-se melhor sorte na próxima. Mas no seguimento deste lance e com a nossa equipa descompensada, o Ribeiros aumenta a vantagem para dois golos. PH e Nuno (GR) nada podiam fazer. Era o 2-0 para o Ribeiros.
A segunda parte inicia com a nossa equipa a arriscar um pouco mais. Seria neste momento que, não fosse Nuno (GR), a vantagem do Ribeiros teria sido aumentada. Numa das vezes, Nuno (GR) com grande leitura de jogo antecipa-se a Raminhos, noutra com Talho pela frente, Nuno (GR) dá a cara à bola e faz uma defesa in extremis, num outro lance faz um conjunto de defesas após ataque organizado do Ribeiros. Bem, passou a pressão inicial e a nossa equipa entra outra vez na disputa do jogo. Jogo novamente muito equilibrado, de parada e resposta, com o Ribeiros a chegar à quinta falta. O nosso merecido golo acabaria por aparecer a 5 minutos do final da partida. O redes do Ribeiros põe a bola diretamente no seu pivô, Bertinho atento antecipa-se, recolhe a bola nas alturas de peito e sai a jogar. Dá a bola para Cambalhota que assiste Banana. Com muita calma - Banana - à saída do redes coloca-lhe a bola fora do seu alcance fazendo o nosso tento de honra. De referir que Banana antes teve uma grande oportunidade após passe de Bertinho mas que o redes defendeu para canto.
Como já referi, a vitória até assenta bem ao Ribeiros, uma equipa que disputa os primeiros lugares, mas considero que o empate seria o mais justo.
Parabéns ao Ribeiros.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Pausa Técnica - CD Amigos de Fafe 6 vs 3 Armil

A nossa vitória (pelos vistos) acabou por surpreender muita gente. Até percebo porquê? Mas calma, o Armil era a equipa que estava e está imediatamente acima da nossa na tabela classificativa e agora com apenas mais 2 pontos.
É claro, que quem presenciou e viu a nossa equipa inicial deve ter pensado: "Mais uma goleada sofrida pelos "Amigos". Alguns dos jogadores do Armil, esboçaram até um sorriso "maroto" quando passaram os olhos pelo nosso 5 inicial. Ora vejamos, Nuno Cunha (GR), Bertinho a fixo, Nuno Novais e Rui Silva a ala e Sepúlveda mais conhecido por "Cambalhota" a pivô. Contudo, (e ainda bem), os jogos ganham-se jogando e marcando mais golos do que o adversário, e não com os nomes que compõem uma equipa. Mas o grande obreiro desta vitória foi sem dúvida o nosso HOMEM do LEME - treinador Alberto Duro. Uma situação muito trabalhada no treino anterior ao jogo foi a marcação individual - previa-se algo parecido para o jogo com o Armil - e assim foi. O mister incumbiu "Cambalhota" de uma marcação "serrada" ao jogador que foi já considerado melhor jogador/ marcador na época transata - SAMU - jogador que dispensa apresentações. Cambalhota executou tão bem o plano que Samu acabou "desidratado com a sua presença", como quem diz, CAMBALHOTA "secou" Samu, o grande municiador de jogo do Armil.
O Armil iniciou o jogo a ganhar. Logo, aos 2' inaugurou o marcador num forte remate da linha lateral, que Nuno (GR) pareceu facilitar.
A nossa equipa, por incrível que possa parecer, saía em rápidos contra-golpes e foi num desses que Rui Silva acabou por fazer o empate num remate portentoso.
Na marcação de um fora a nosso favor, Bertinho recebe de Nuno Novais, este faz leva e deixa para Nuno (GR) que algo demorado a proceder ao alívio da bola, deu oportunidade de Samu de barrar a saída de bola, que quando chutada por Nuno (GR) acaba por tabelar em Samu entrando na nossa baliza. Estava feito o 1-2.
No entanto, a nossa equipa sem baixar os braços, continuou a investir forte no contra-golpe acabando por empatar novamente o jogo e novamente por Rui Silva assistido por Cambalhota. Acabaríamos por passar para a frente do marcador, num contra-ataque venenoso. Bertinho rouba a bola em zona defensiva, dá para Cambalhota que devolve a Bertinho, que a transporta até à área do Armil acompanhado por Rui Silva. Bertinho, faz que dá e não dá a Rui (ludibriando o adversário) puxa para dentro e remata junto ao poste fazendo o 3-2.
Em mais um roubo de bola, chegaríamos à vantagem de dois golos por Artur assistido ao segundo poste por Cambalhota. Antes do intervalo, o Armil iria reduzir para 3-4, após uma perda de bola de Bruno em zona proibida. Num 2 para 0, Samu dá para um colega finalizar fácil.
No segundo tempo, passados 5' seria reposta a vantagem de dois golos, agora por Nuno Novais, após reposição de bola longa por Nuno (GR). Nuno à saída do redes adversário, com a máxima das calmas faz-lhe passar a bola por entrepernas fazendo o 5-3. Nuno (GR) que até chegou a dizer que "há dias que mais vale ficar em casa", acabou por ser peça importante ao manter a vantagem de 1 e depois de 2 golos, fazendo 3/ 4 defesas de bom nível.
Cambalhota fez um jogo irrepreensível. Acabou por "desidratar" Samu (impedindo o mesmo de construir/organizar jogo a partir de zonas mais recuadas), mas não se limitou a isso. Assistiu para dois golos e num lance de pura inspiração, partiu para "cima" do redes adversário, e este só derrubando Cambalhota o fez parar com a sua consequente expulsão.
Numa tentativa desesperada de chegar ao empate, o Armil arrisca jogar no 5 para 4. Se esperanças haviam em reduzir a nossa vantagem, Artur tratou de as dissipar. Num remate forte e cruzado volta a fazer o gosto ao pé estabelecendo o resultado final em 6-3.
Boa vitória.

Liga Fafedry - Classificação Atualizada

Fonte: http://www.futsalfafe.com

Décima Segunda Jornada - Resultados

Fonte: http://www.futsalfafe.com

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Saídas e Entradas no Mercado de Inverno

Já podíamos ter adiantado esta notícia mas só com o fechar do mercado de inverno o achamos mais pertinente.
 
No que diz respeito a saídas (e que saídas)...
A primeira foi logo em dezembro quando Ismael (ex-Arões) rumou a novas paragens por razões profissionais. Contudo, esta saída não é definitiva. Caso regresse e assim o deseje pode contribuir para tornar a equipa mais competitiva. Feira e Russo também optaram por sair. O primeiro ingressou na equipa dos castrejos, atual detentora do título de campeão - ST. Ovídio, no caso do Russo, este optou por uma equipa mais modesta - Armil. Perdas muito importantes que certamente debilitaram a nossa equipa mas que irá continuar a desfilar as cores de uma instituição com quase uma década de existência.
 
No que toca a entradas, no intuito de colmatar as saídas e não só (existe uma falta de comparência enorme na nossa equipa), com a vontade de dar o seu contributo, foram inscritos os seguintes jogadores, Bruno jogador com experiência no campeonato de verão da segunda divisão de Celorico de Basto (joga a fixo ou ala); Artur, jogador possante atualmente sem clube mas que tem já larga experiência no nosso campeonato de Futsal (joga preferencialmente a pivô); Toninho, jogar jovem, ex-júnior do Pica que pretende obter experiência na modalidade do futsal (joga a ala) e por fim um nosso já bem conhecido "Banana" proveniente do Nun'Alvares Futsal (joga a ala).
 
A Direção deseja sucesso a todos os jogadores que passaram pelo plantel mas um sucesso ainda maior àqueles que defendem as nossas cores.