O Treinador, sou Ricardo Magalhães, é a primeira vez que assumo um projecto desta envergadura, de treinar uma equipa de Futsal desde inicio, desde a criação do plantel até ao jantar de encerramento da época, o qual acompanhar e decidir as mais diversas situações decorrentes dessa época. Com pouca experiencia a nível de coordenação de treino, apenas treinei uma equipa de jovens no complexo “Torneio de Antime”, onde houveram objectivos cumpridos, que foram essencialmente de valorização dos jovens dessa equipa, os quais foram posteriormente para escalão de formação de diversas equipas que actuam nos campeonatos distritais, assumido na época passada a transição neste mesmo clube de equipas técnicas, durante 1 jogo, mas com experiencia a nível de balneário, onde desde muito novo pratiquei desporto quer futebol de onze, quer futebol de salão e posteriormente futsal. Sendo, nesta época, como de diz na gíria publica, “lançado ás feras”, espero que as coisas corram bem, e correr bem é ganhar, ganhar, ganhar, ideologicamente, gosto de ver o futsal de movimento, o futsal moderno, o futsal como movimentação constante, onde a criação de espaços para finalização é uma constante.
Treinar o CDAF, treinar este clube deveu-se a um convite desta direcção, o qual foi ponderado, sendo uma decisão difícil, visto que eu sou elemento desta mesma direcção, e na altura também jogador, o que tornou uma decisão muito difícil para mim. De esclarecer que esta situação nunca partiu de mim, mas dos restantes elementos da direcção. A qual demorei cerca de um mês, para decidir. Decisão essa, que após de longa meditação, de colocar os prós e os contras decidi aceitar, decisão difícil, porque ainda gostaria de continuar a jogar, decisão difícil porque a jogadores que são amigos de companheiros de lutas por objectivos e que agora tenho que ter uma forma de lidar diferente para com eles, decisão difícil porque como disse anteriormente faço parte da direcção. Em contraponto, havia a noção de lidar com um grupo de pessoas fantásticas, de gente que luta pela sobrevivência de um pequeno clube, de apoio não só da direcção, mas também de jogadores que anteriormente eram meus colegas e que e deram todo o apoio para seguir em frente. E desta direcção, que tudo tem feito para que não falte nada no apoio incondicional a elaboração deste projecto.
A equipa técnica, na qual sou o líder é actualmente formada por mais três elementos, o Paulo Matos “Pica”, e posteriormente o Paulo Rodrigues, e a fisioterapeuta a Sara que nos ajuda quando possível na parte de recuperação. Estes tem, diferentes maneiras de pensar do que é o futsal, um porque tem longos anos de balneário, sabendo muitas das vezes dar uma palavra de conforto e de incentivo aos companheiros porque também é jogador, outro porque tem diferentes ideias de concepção de que é o futsal. Ou seja é uma equipa técnica que permite uma conjugação de ideias que permitirão ao grupo um trabalho mais diversificado.
O Plantel, foi criado com a base dos jogadores da época passada, por exigência minha a direcção, porque os conheço muito bem, sei quais as suas qualidades e defeitos, no qual existe muita qualidade, onde alguns deles poderiam triunfar em outros voos, o qual acresce de qualidade com a entrada de 4 novos jogadores que vêem ajudar este plantel a ser mais equilibrado, a ser mais forte, este plantel é um verdadeiro grupo de amigos onde é fácil qualquer jogador que chegue entrar e sentir-se bem recebido, e na qual uma mescla de juventude com jogadores já com mais alguma experiência, fazem uma mescla de grande ambição e objectividade.
A Pré-época, esta não correu como esperado, sendo que o trabalho foi feito, mas devido as que alguns jogadores, como sabíamos, andam a efectuar a sua formação nas mais diversas universidades e escolas do país, não lhe é possível estar presentes em todos os treinos efectuados, depois acresce algumas lesões sempre usuais do inicio de época, o que limita o trabalho efectuado ou a efectuar. Com inicio oficial da época já no próximo fim-de-semana, esperemos que o trabalho efectuado durante este período comesse a dar frutos, sendo um jogo de Taça, contra o actual campeão, será sempre um jogo difícil, mas onde temos pretensões nesta competição de chegar longe.
O campeonato e objectivos, o campeonato é longo com sensivelmente 26 jornadas, o que apraz dizer que teremos de estar a 100% em todas elas, porque a competitividade é muita, e o equilíbrio das equipas de ano para ano tem vindo aumentar. A concentração, a capacidade de sofrimento, a capacidade de acreditar, a união de grupo, o acreditar em nós mesmo pode-nos levar a que façamos um campeonato com muita qualidade, o campeonato que dignifique os pergaminhos desta equipa, que apontarão sempre para os lugares cimeiros da tabela classificativa. Os objectivos a que nos propomos é de ganhar jogo a jogo, pensando sempre no próximo jogo, e no fim fazer as contas que passarão sempre pelo top five. Conhecendo como conheço esta equipa, esta só tem de acreditar nela própria porque qualidade ela tem.
A Ambição, passa por elevar os patamares competitivos desta equipa, dando-lhe confiaça e incutir-lhe a vontade de vencer sempre, sendo a qualidade de jogo e a capacidade de união de grupo importantissimo para a continuação deste projecto, onde a amizade e camaradagem sejam um elo de ligação entre todod.
Sem comentários:
Enviar um comentário